Transcrição da entrevista com a Rainha da banda, Dona Benedita

(Entrevistador José Elias. Data: 02/03/2013).

No mesmo dia da entrevista com o Mestre Benedito Preá, aproveitamos e tivemos uma breve conversa com a Rainha da Banda, dona Benedita. Ela parecia com pressa e era sempre chamada por outra membro da banda.

Elias: Qual é o seu nome?

Benedita: Benedita de Araújo Silva.

Elias: E você é a Rainha...

Benedita: Da Banda.

Elias: O que é ser Rainha da Banda?

Benedita: Ser Rainha da Banda é uma coisa muito importante, né? Já tem uns 34 anos ou mais que eu estou na banda, e eles me escolheram, fizeram uma reunião e me escolheram pra ser a Rainha da Banda. E por isso eu estou muito feliz, sabe? Muito feliz, eu brinco na banda muito feliz por ser a Rainha, entendeu? Primeiro eu era a porta bandeira. Depois da porta bandeira eles fizeram uma reunião e me chamaram pra mim ser a Rainha da Banda. e eu carrego, to carregando sempre a bandeira, né? Porque tanto a porta-bandeira como a rainha tem que estar sempre carregando a bandeira. Eu não posso largar a bandeira.

Elias: E você acha que a banda, qual é a importância que essa banda tem pra você?

Benedita: A Nossa... Mil importâncias. Nossa, brinco muito, contente, meu marido também era, já faleceu. Ele batia congo, era Mestre, essas coisas assim tudo, né? Aí ele faleceu e eu fiquei. Mas eu gosto muito, participo, brinco bastante, acho que é muito importante, é muito bom brincar na banda. Essa banda aqui eu gosto muito dela, que ela é antiga, é do meu município, é meu lugar, entendeu?

Elias: As pessoas  da banda formam uma, uma comunidade, uma  família?

Benedita: uma comunidade unida. Nós aqui, graças a Deus nunca nós brigamos, que há muitos antigos, que eram da banda, uns já faleceram e outros estão aqui. Mas nós sempre fomos unidos, nunca teve briga, graças a Deus, nós sempre unidos.

Elias: E o carnaval de Congo, o que vc acha do carnaval de congo?

Benedita:  ah, carnaval de congo é... todo ano tem e a gent... e eles convida a gente e a gente vai , a gente vai participar, é muito bom, é muito importante, o carnaval de congo. Pra mim, e pra nós membros da banda toda, é muito importante.

Elias: São Benedito é o nome da Banda de vocês.

Benedita: É. São Benedito de Piranema.

Elias: Porque São Benedito?

Benedita: Ah, porque ele é um Santo que a gente escolheu pra ele ser o participante da banda, não tem? São Benedito de Piranema.

Elias: Ele participa da banda!

Benedita: Junto com nós.

Elias: E você é devota de São Benedito?

Benedita: Mais ou menos (bem baixinho).

Elias: Você é da religião católica?

Benedita: Católica, católica.

Elias: E Nossa Senhora da Penha?

Benedita: Nossa Senhora da Penha também é muito importante também.  Nossa Senhora, muito importante pra mim.

Elias: Então Dona Benedita, obrigado pela contribuição.

Benedita: Tá bom, de nada.

 

Depois das entrevistas com o Mestre Benedito Preá e com a Rainha Benedita voltei para dentro da Sede da Banda onde havia uma roda de congo. Edmilson, filho do Mestre Preá sempre que me vê insiste para que eu bata congo com eles. Então peguei um tambor e bati junto com os congueiros peças de congo. No final o Mestre Preá fez um elogio a mim.

Como havia o lançamento do projeto de jovem Fabiana, da Banda de Congo São Sebastião de Taquaruçu tive que me ausentar da roda e me dirigir para Taquaruçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário